Entrevista do Dr. Luiz Carlos Cavalcanti ao Programa Bom dia ES
O CRF-ES VÊ COM CAUTELA A APLICAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS PARA IDENTIFICAÇÃO DE ANTICORPOS PARA NOVOCORONAVÍRUS (IGM e IGG).
Entendemos que a preocupação da ANVISA foi ampliar a testagem da população ao mesmo tempo em que desafoga um pouco o sistema público de saúde já sobrecarregado. A testagem tem por objetivo a triagem detectando pessoas positivas que devem ser encaminhadas ao serviço médico para tratamento, orientações sobre prevenção da contaminação e verificação do grau de imunidade da população. Entendemos que o local adequado para a realização destes testes é o laboratório de análises clínicas, a ANVISA também entende assim tanto que fez a liberação em caráter temporário e excepcional apenas enquanto durar o estado de emergência da saúde por conta da pandemia do COVID-19.
Nossa preocupação é com a segurança do paciente e dos funcionários da farmácia na realização destes testes e o potencial risco de contaminação além da questão de falsos negativos que estes testes permitem quando são realizados fora da janela imunológica adequada (em principio 7 dias).
Fonte: Rede Gazeta – Bom dia ES