A cédula de identidade profissional é o documento no formato cartão com chip. O serviço descrito nesta página é destinado ao técnico que teve sua cédula extraviada, furtada, roubada ou danificada. Também devem solicitar 2ª via os técnicos que possuem cédula vencida, no formato de papel.
Instruções:
Não é possível protocolar o pedido pelo correio nem por e-mail, você precisa levar os documentos pessoalmente. Para agendar sua vinda, acesse o CRF Em Casa e siga este caminho: Mais Serviços ao Profissional -> Agendamento de atendimento presencial no CRF-ES. Informe no campo de observação que você deseja solicitar a segunda via de sua cédula e também sugira os melhores dias/horários para o agendamento. Então aguarde nossa resposta por e-mail. No dia agendado, traga os documentos listados abaixo.
Documentos necessários:
- Requerimento 2 (preenchimento no computador ou preenchimento manual);
- Duas fotos 3×4 recentes com fundo branco (impressa em papel fotográfico);
- Boletim de ocorrência policial constando o extravio, furto ou roubo da cédula (caso não esteja em posse dela);
- Cédula danificada ou vencida (caso esteja em posse dela).
Obs.: Caso algum documento pessoal tenha sido atualizado, traga o documento acompanhado de uma cópia simples. Assim, sua nova cédula será emitida com os novos dados.
Quanto custa:
- O custo de emissão de nova cédula é de 50 reais, e você pode solicitar o boleto clicando aqui.
Trâmite do processo:
No ato do protocolo, são coletadas a foto 3×4, a assinatura e a digital do requerente. Posteriormente, o setor de Atendimento de Pessoa Física confere todos os dados, digitaliza as imagens obtidas no protocolo e solicita à empresa responsável a produção da nova cédula. Quando a cédula fica pronta e é recebida pelo correio no CRF-ES, é feito contato ao profissional por e-mail para informá-lo sobre a disponibilidade da cédula.